Resumo do Filme Mãos talentosas

Dirigido por Thomas Carter e contando com atores como Cuba Gooding Jr., Kimberly Elise e Aunjanue Ellis em seu elenco, o filme Mãos talentosas foi lançado em 2009 e é uma autobiografia repleta de drama quanto à vida de Benjamin Carson.

A partir disso, a narrativa tem muito a nos ensinar sobre a vida, promovendo grandes reflexões diante do desenvolvimento da trama. Caso não tenha receio de spoilers, confira abaixo o resume do filme e maiores detalhes sobre ele:

Qual é o resumo do filme Mãos Talentosas?

O filme se desenvolve a partir da história de Benjamin Carson sendo contada por ele mesmo. A princípio, sua vida se mostra bastante complicada, incluindo uma infância vivida em meio a pobreza da própria família e o preconceito externo, que era motivado tanto pela classe social quanto pela sua raça.

Diante de uma família desestruturada, Benjamin busca focar na escola, se esforçando muito para que pudesse obter notas melhores, já que desde muito jovem havia estabelecido como principal meta em sua vida se tornar médico.

Grande parte disso se deve à sua mãe, uma mulher simples e analfabeta que não mediu esforços para que o filho tivesse mais oportunidades que ela, destacando principalmente o papel da educação como instrumento que possibilita a melhora de vida.

O menino realmente consegue melhorar as notas, fazendo isso ao ponto de se tornar um dos maiores destaques da escola, mesmo que isso não tenha o feito parar de sofrer ataques racistas. Já mais velho, consegue ingressar na Univerdade de Yale, uma das melhores dos Estados Unidos, para o tão sonhado curso de medicina.

Com 33 anos, assume cargo de chefia no Departamento de neurocirurgia pediátrica. Nesse papel, Ben Carson consegue mostrar como sua inteligência é capaz de levá-lo além, o permitindo fazer inovações no trabalho e obter excelentes resultados, inclusive ao ser designado para a cirurgia de gêmeos siameses que estão conectados pelo cérebro.

Qual é a principal mensagem do filme Mãos Talentosas?

Assistindo ao filme em questão, podemos refletir acerca de diversos aspectos da vida, mas principalmente da capacidade de construir algo novo independente de onde estejamos, não deixando que a realidade possa limitar os sonhos.

Naturalmente as condições vivenciadas por cada pessoa irão afetar o trajeto, como no caso de Ben, que precisou superar muitos obstáculos, incluindo o preconceito e a dificuldade inicial de acesso à educação, sobretudo por não ter sido algo comum na realidade das pessoas de sua família.

Assim, a produção se torna inspiradora e motivadora em mesma medida, passando a mensagem de que podemos mais do que imaginamos e que o local de onde saímos pode impactar as experiências, mas não defini-las por completo sem que tenhamos agência diante das mesmas.

Avaliação do filme

Considerando todos esses pontos, é claro que também trouxemos nossa própria avaliação sobre o filme! Nesse sentido, o filme é uma excelente opção para assistir com toda a família, pois apesar de estar ambientado na área médica, conta com uma linguagem simples e acessível que dialoga com o público geral.

Além disso, traz as memórias do Ben de uma forma muito interessante, mostrando como a infância e juventude dele dialoga com a fase mais atual, onde não deixou de lado aquilo que aprendeu em seus piores momentos.

Isso tudo sem contar na própria mensagem passada, que pode ajudar outras pessoas a enxergarem seus sonhos de maneira possível, como algo que pode ser alcançado mesmo com as dificuldades estabelecidas.